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O Bom Vendedor é Feito de Bom Humor e Empatia

Como sempre digo, o vendedor deve sempre manter o bom humor e sorriso no rosto. Para tornar isso possível é preciso ter em mente que essas são características fundamentais para quem lida com o público, trabalhando ou não com vendas. Eu decidi fazer disso uma filosofia de vida, não fico de mau humor, não quero brigar com ninguém, não fico reclamando de tudo, olho todas as situações pelo lado positivo, sou otimista e sempre acho que as coisas vão dar certo e acabar bem. Sou assim por que me sinto uma pessoa privilegiada e realizada, que faz o que gosta, lida com pessoas diferentes a todo momento, viajo para gravar campanhas ou fazer palestras, tenho saúde e estou vivo com muita energia para gastar, e quero gastar mesmo, não economizo em entusiasmo, motivação e bom humor. Comportamento como este acaba atraindo pessoas legais, aumenta os contatos (e contratos), faz bem para saúde e ainda traz dinheiro. Ah! E tudo isso sendo vendedor.

Um verdadeiro vendedor precisa saber com quem se relaciona. Através de preparação diária e sondagem durante uma conversa informal com funcionários e outros representantes, você pode descobrir quase tudo sobre seu cliente. Quanto mais o vendedor conhece sobre a pessoa, seus hábitos, preferências, gostos, maiores são as chances de agradar e ser bem-sucedido. Para ganhar simpatia explore datas importantes como o aniversário do seu cliente, não perca a oportunidade de parabenizá-lo no dia mais importante de sua vida, isto fará com que ele se sinta mais a vontade e goste de você. Não esqueça do Natal, Páscoa, aniversário da esposa, dos filhos, etc. Procure criar empatia com as pessoas, quando descobrimos o que o cliente faz e do que ele gosta, conseguimos, através de um bate-papo, criar maior identificação e aproximação. Toda vez que o cliente percebe que você tem gostos semelhantes aos dele, ele conclui que vocês fazem parte do mesmo grupo e isso cria identificação. Agindo assim, o vendedor irá promover aproximação e intimidade com o seu cliente, e isso é muito positivo para estabelecer um excelente relacionamento, contribuindo assim para excelentes vendas.

Não esqueça de elogiar as pessoas, o elogio é uma arma poderosa para envolver e seduzir. Quem não gosta de ser elogiado e reconhecido? Aprenda a elogiar o seu cliente. Outra técnica muito boa é dar presentes. Experimente e verá a força desse gesto. Um presente de alto valor impressiona pelo custo, já um presente mais simples como chocolates ou cartões postais, impressionam pelo gesto e pela atenção. Presentes são sempre bem-vindos.

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