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Um Vendedor Motivado e Treinado Faz Maravilhas

O segredo para que uma equipe de vendas seja bem-sucedida é que toda esta equipe trabalhe alinhada, focando o mesmo objetivo, que deve ser o de fechar a venda e encantar o cliente, pois não se quer vender apenas uma vez para cada pessoa. É preciso que o cliente goste da experiência de comprar com você, que queira voltar e ainda indique para os amigos. Para os meus vendedores, a equipe de vendas Bottini, eu sempre digo que vendedor bom é vendedor animado e feliz, de bem com a vida, que gosta de ter contato com o cliente e quer virar amigo da pessoa. O bom vendedor está sempre interessado em ajudar, em ser útil de alguma forma. É claro que essas orientações precisam partir da direção da empresa, que deve estimular todos os dias os vendedores a agirem dessa forma.

Um vendedor motivado faz maravilhas, é proativo, criativo, bem-humorado, incansável e pronto para tudo. A questão é: Como motivá-los? Algumas coisas são básicas e, se utilizadas em conjunto, realmente funcionam:

  1. Pagar bem quando o vendedor é bom;
  2. Elogiar sempre que possível;
  3. Colocar a pessoa para cima, não se deter apenas nas falhas e ressaltar o que é positivo;
  4. Oferecer sempre novos desafios;
  5. Criar na sua empresa um ambiente animado e propício a novas ideias que vão acabar fluindo naturalmente;

 

Todo vendedor precisa estar pronto para tudo, a vida de quem trabalha com vendas é cheia de emoções, não há muita rotina e tudo pode acontecer a qualquer momento. Nesse contexto acredito que é importante ser o que chamam de “cara de pau”, ou seja, não importa o que surgir pela frente o vendedor deve estar disposto a encarar. Aliás, pessoalmente, gosto muito quando tenho que colocar em prática esse meu lado que usa o improviso, o senso de oportunidade, a intuição do vendedor. Estou no ar há mais de vinte anos e nunca tive muitos pudores na TV, gosto de fazer graça, criar e utilizar meus bordões, rir bastante e tirar sarro da equipe e de mim mesmo, não estou interessado em parecer muito inteligente, elegante ou bonito, quero é agradar meus telespectadores e transformá-los rapidamente em consumidores. Se isso é ser cara de pau, então eu sou um desses assumido.

Acredito muito naquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, logo, certamente a abordagem do vendedor é fundamental. Nem sempre que um vendedor começa mal um processo de venda consegue reverter a situação. Por isso, digo com frequência em minhas palestras: capriche muito e faça o melhor possível logo no primeiro contato com o seu cliente, seja na loja, no telefone, no seu escritório ou na empresa dele. Antes de mais nada sorria, sorria bastante, todo mundo gosta de gente sorridente, também seja simpático e gentil de forma natural, nunca pareça forçado, elogie as pessoas, por menor que seja, um elogio faz toda a diferença, não estamos acostumados a ser elogiados e quando alguém faz isso, cria uma grande empatia com quem está elogiando. O elogio é muito eficaz e é de graça, então use à vontade. Minha teoria é que antes de vender um produto qualquer o vendedor precisa vender a si mesmo. Conseguindo fazer isso de um jeito convincente ele conquista a confiança das pessoas e tudo o que ele mostrar e quiser vender a partir de então, será visto de outra forma. Essa venda da própria imagem começa logo no primeiro momento, então canalize toda a sua energia para encantar a pessoa logo de cara.

Abraços e sucesso!

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